QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA


A falta de manejo adequado no sistema de esgotamento sanitário de Correntina, no oeste baiano, está comprometendo a eficácia do processo de tratamento de efluentes. O esgoto é jogado no rio Correntina cerca de 2,0km acima de um balneário. O sistema de tratamento dispõe de uma lagoa de decantação e outra de estabilização, em que os raios ultravioleta matam a maior parte de bactérias. Após esses estágios, a água, 70% livre de micro-organismos, é jogada ao rio, quando o sistema é bem manejado.

Uma análise dos aspectos de tratamento de água de esgotos de Correntina permite afirmar:


A água da lagoa de estabilização livre de 70% de micro-organismos possui grande demanda por oxigênio.


O tratamento de efluentes pelo manejo adequado do sistema de esgotamento inclui processos físicos e bioquímicos.


A eutrofização de lagoas de estabilização é consequência do aumento da concentração de amônia, NH3(aq), na água produzida pela oxidação de íons nitrato.


Os raios ultravioleta da radiação solar oxidam átomos de oxigênio a íon oxido, O(aq), responsáveis pela destruição de micro-organismos.


A decantação é um processo químico empregado no tratamento de água para separar líquidos de ponto de ebulição diferente.

A borracha natural, também chamada poliisopreno, é um polímero resultante da polimerização do monômero isopreno (2-metil-buta-1,3-dieno), e é um dos materiais com maior elasticidade, sendo usado na confecção de rodas dos aviões. A borracha sintética SBR é um copolímero composto da união entre os monômeros estireno e buta-1,3-dieno, é um dos substitutos da borracha natural para aplicações onde não é necessária grande elasticidade e é usado na forma vulcanizada na fabricação de pneus. Dadas as seguintes estruturas:

 

 

A estrutura do monômero isopreno, bem como a estrutura dos monômeros estireno e do buta-1,3-dieno são, respectivamente:


VI, V e III


IV, I e III


IV, I e II


IV, V e III


II, I e IV

O isopreno (metilbutadieno) é o monômero para produção da borracha e está representado a seguir.

     

Esse monômero:

 

I. possui cadeia insaturada.

II. possui três radicais metil.

III. polimeriza por reação de adição.

 

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

I


II


I e III


I e II


III

Um determinado composto orgânico, dissolvido em 100 ml de uma solução aquosa (pH =7), foi submetido a uma extração líquido-líquido utilizando 100 ml de octanol. Sabe-se que a razão de distribuição para o analito é de 1/80. Considerando que, na fase aquosa, há 5 g do composto orgânico, o peso restante da amostra na fase aquosa e o peso extraído na fase orgânica após uma única extração é respectivamente:


0,0617 g e 4,9383 g


4,9383 g e 0,0617 g


0,123 g e 4,877 g


0,0310 g e 4,969 g


4,969 g e 0,0310 g

Para se isolar a cafeína (sólido, em condições ambientais) de uma bebida que a contenha (exemplos: café, chá, refrigerante etc.) pode-se usar o procedimento simplificado seguinte.

“Agita-se um certo volume da bebida com dicloroetano e deixa-se em repouso algum tempo. Separa-se, então, a parte orgânica, contendo a cafeína, da aquosa. Em seguida, destila-se o solvente e submete-se o resíduo da destilação a um aquecimento, recebendo-se os seus vapores em uma superfície fria, onde a cafeína deve cristalizar. ”

Além da destilação e da decantação, quais operações são utilizadas no isolamento da cafeína?


Flotação e ebulição.


Levigação e condensação.


Extração e sublimação.


Flotação e sublimação.


Extração e ebulição.

Páginas: 12